Powered By Blogger

Dinâmicas

Atividades para a Gincana Literária 1- Expressando a linguagem corporal Sabemos que a Língua Portuguesa é um importante canal de comunicação. Entretanto, em situações em que não podemos falar, recorremos a outros meios, como a linguagem corporal. Um representante de cada equipe irá fazer mímicas e seus colegas tentarão adivinhá-las. Pontuação para cada palavra acertada: 50 pontos. 2- Teatro de Sombras A história do cinema é encantadora! Os primeiros que filmes que surgiram não contavam com todo o aparato tecnológico que temos à disposição hoje em dia. O filme Avatar, por exemplo, só pode ser rodado após muita evolução da computação gráfica. Entretanto, o cinema mudo e o Teatro de Sombras têm seu charme. As equipes, valorizando a história do cinema, irão fazer releituras dos clássicos dos Contos de Fada. Pontuação: 200 pontos para quem realizar a prova. Equipe 1 – João e o pé de feijão Equipe 2 – Cinderela Equipe 3 – João e Maria Equipe 4 – Chapeuzinho Vermelho Equipe 5 – Peter Pan 3- Valorizando o cinema nacional O Brasil é um grande produtor de novelas há bastante tempo e, também, vem se destacando na produção de filmes de longa metragem. Embora muitos sejam conhecidos pela violência explícita, temos várias películas que contam histórias bastante bonitas. Agora é a sua vez! Assista a um filme nacional e dramatize-o. Lembre-se de selecionar apenas as cenas mais interessantes. Pontuação: 300 pontos para que realizar a prova. 4- A língua do marketing A língua serve para nos comunicarmos no dia a dia e, também, para convencer as pessoas sobre algo. Use seu poder de persuasão e elabore um slogan bem criativo sobre a Gincana Literária do Colégio Universitário. Pontuação: 350 pontos para o melhor slogan. 5- Musicando Paródia é uma reescrita de uma música que já existe, utilizando um tema novo. Seja criativo e elabore uma letra bem legal sobre a cidade de Criciúma, sua história, sua gente e costumes, exaltando seus pontos positivos. Pontuação: 200 pontos para quem cumprir a tarefa. 6- Nossa história Traga o maior número de fotos antigas da nossa cidade para apresentar aos colegas e, usando seus conhecimentos históricos e a criatividade, elabore legendas para cada foto, organizando-as em um painel bem legal! Pontuação: 200 pontos para quem trouxer mais fotos. 7- Era uma vez...Ouvir histórias é muito bom! Principalmente quando a história fala sobre nossas raízes. Portanto, traga alguém mais velho (seu avô, avó, tio, vizinho...) para contar alguma história interessante sobre o passado de nossa cidade.
Powered By Blogger

sábado, 11 de setembro de 2010

A importância da escrita


Qualquer profissional deve falar e escrever bem

No mercado de trabalho atual, o profissional não pode descuidar da formação geral, pois ela lhe dará agilidade de atualização constante. Enveredar-se na especialização, hoje, não é um bom negócio, porque as profissões ficam obsoletas com mais rapidez. E isso exige adaptações dos profissionais.
A cultura geral abre os horizontes do técnico, do cientista, do pesquisador. As pessoas precisam conhecer cinema, literatura, música e outra língua estrangeira, ou seja, nunca desprezar uma oportunidade de atualização e aprendizagem.
Se cultura geral é bom, ter habilidade no manuseio da língua materna é imprescindível. Engana-se aquele que diz: “Serei engenheiro, para que serve o português para mim?” Ele convive com pessoas que falam a mesma língua, portanto falar corretamente é um bom marketing. Além disso, o engenheiro poderá ser um dirigente de empresa, logo não deve ficar refém dos conhecimentos lingüísticos de sua secretária. Como chefe, ele precisa conhecer o português culto melhor do que ela.
Só para exemplificar, um site de língua portuguesa está fazendo uma enquete: um advogado deve falar e escrever bem para que você confie nele? E explica: Você precisa de um advogado e vai conversar com um que tem ótimas recomendações. No escritório, uma surpresa: ele erra muito ao falar e, principalmente, escrever. A credibilidade cai? O internauta responde. (FONTE: http://www.portrasdasletras.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário