Dinâmicas

Atividades para a Gincana Literária 1- Expressando a linguagem corporal Sabemos que a Língua Portuguesa é um importante canal de comunicação. Entretanto, em situações em que não podemos falar, recorremos a outros meios, como a linguagem corporal. Um representante de cada equipe irá fazer mímicas e seus colegas tentarão adivinhá-las. Pontuação para cada palavra acertada: 50 pontos. 2- Teatro de Sombras A história do cinema é encantadora! Os primeiros que filmes que surgiram não contavam com todo o aparato tecnológico que temos à disposição hoje em dia. O filme Avatar, por exemplo, só pode ser rodado após muita evolução da computação gráfica. Entretanto, o cinema mudo e o Teatro de Sombras têm seu charme. As equipes, valorizando a história do cinema, irão fazer releituras dos clássicos dos Contos de Fada. Pontuação: 200 pontos para quem realizar a prova. Equipe 1 – João e o pé de feijão Equipe 2 – Cinderela Equipe 3 – João e Maria Equipe 4 – Chapeuzinho Vermelho Equipe 5 – Peter Pan 3- Valorizando o cinema nacional O Brasil é um grande produtor de novelas há bastante tempo e, também, vem se destacando na produção de filmes de longa metragem. Embora muitos sejam conhecidos pela violência explícita, temos várias películas que contam histórias bastante bonitas. Agora é a sua vez! Assista a um filme nacional e dramatize-o. Lembre-se de selecionar apenas as cenas mais interessantes. Pontuação: 300 pontos para que realizar a prova. 4- A língua do marketing A língua serve para nos comunicarmos no dia a dia e, também, para convencer as pessoas sobre algo. Use seu poder de persuasão e elabore um slogan bem criativo sobre a Gincana Literária do Colégio Universitário. Pontuação: 350 pontos para o melhor slogan. 5- Musicando Paródia é uma reescrita de uma música que já existe, utilizando um tema novo. Seja criativo e elabore uma letra bem legal sobre a cidade de Criciúma, sua história, sua gente e costumes, exaltando seus pontos positivos. Pontuação: 200 pontos para quem cumprir a tarefa. 6- Nossa história Traga o maior número de fotos antigas da nossa cidade para apresentar aos colegas e, usando seus conhecimentos históricos e a criatividade, elabore legendas para cada foto, organizando-as em um painel bem legal! Pontuação: 200 pontos para quem trouxer mais fotos. 7- Era uma vez...Ouvir histórias é muito bom! Principalmente quando a história fala sobre nossas raízes. Portanto, traga alguém mais velho (seu avô, avó, tio, vizinho...) para contar alguma história interessante sobre o passado de nossa cidade.

Dinâmicas para aulas de Língua Portuguesa

 Produção textual: TEXTO NARRATIVO

CRIAÇÃO DE TEXTO


A palavra tem grande poder sugestivo. Pense ,por exemplo,na palavra “Fogo”. Ela pode sugerir muitas coisas,sejam positivas ou negativas:

TEMPESTADE DE IDÉIAS

Escreva,para cada palavra da relação abaixo tudo o que ela pode sugerir. No mínimo, doze palavras que vierem à sua mente. Faça isso rapidamente. Use sua criatividade.

a) Vento


b) Solidão


c) Amizade


d) Amor



e) sol


f) Esperança.
 Depois desse exercício, você terá facilidade para produzir uma poesia. Agora, escolha uma das palavras que foram dadas e crie uma poesia , aproveitando as múltiplas significações que ela pode adquirir.Veja um modelo com a palavra fogo.

FOGO DA PAIXÃO

O fogo da paixão

queima-me por dentro

sinto dor, amor,ânimo,tristeza

sentimentos contraditórios

convivendo no mesmo peito.

Dá vida...

Depois destrói.

Da luz surge a escuridão

No fim?

Solidão.